um-ponto-de-fuga-banner

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Ironia do Dia

Enquanto o Formador/Advogado discorria sobre o Direito da Arquitetura, no brilhante auditório da Ordem dos Arquitectos, uns pingos de origem insondável, banhavam os mais incautos, pensamos "AR-CONDICIONADO", mas não, era apenas a claraboia do átrio que vertia água da intempérie. O que diria a dupla idónea, Egas José Vieira e Manuel Graça Dias, que deixaram a autoria pomposa na fachada deste edifício, pouco ou nada estanque?
Nesta dada altura da formação na Ordem dos Arquitectos, conjeturei logo o seguinte requiem à Ordem Profissional, de inspiração num dado escritor niilista:
"Que é agora ainda, esta Instituição, senão o túmulo e o monumento funerário, de uma classe sem classe?"

terça-feira, 6 de setembro de 2005

Grand Danois

Image hosted by Photobucket.com

Alano Preto/Dogue Alemão

Historicamente, tem a sua primeira aparição numa moeda grega no ano de 36 a.C. As suas origens parecem ser Helénicas. Temos notícias do Mastim, séculos mais tarde, em 407 na Alemanha, a Gália, parte da Itália e de Espanha, aquando da Invasão pelo antigo Povo Asiático, os Alanos, que traziam consigo estes poderosos e inigualáveis Mastins. Eram animas capazes de lutar vitoriosamente com Ursos e Javalis, o que causava uma imensa admiração na Alemanha de então.
Após a saída dos Povos Bárbaros Invasores, encetou-se uma seleção/cruzamento destes Mastins com os Galgos Irlandeses. Resultaram estes cães soberbos, que combinam agilidade e uma enorme força.
A altura mínima do macho ronda os 80cm, com um peso aproximado dos 60Kg, alguns exemplares sofrem do complexo de estupidez do dono, pela incúria no tratamento das orelhas do animal, ficando o mesmo com as orelhas descaídas, desvirtuando o exemplar. Aparência calma e um olhar vivo, com um aspeto que per si convoca respeito, o seu aspeto delgado só é interpretável dada a altura enorme do cão (0.8m - 1m ou mais).
Na sua efeméride pela história da Humanidade foi utilizado como cão de caça, combate, de passeio, de guarda e de defesa pessoal, hoje em dia é principalmente apreciado pela sua função de decorador de jardins. Não sem razão, foi intitulado "O Apolo dos Cães."

domingo, 4 de setembro de 2005

Kyle Strait Winning Air

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Efectivamente, terra da liberdade...

Retirem-lhe as certezas e compartam-se como animais, com neutralidade geográfica, não creio, que o velho continente em situação semelhante, tivesse estas crises de moralidade.
(...)Os gangs saquearam as lojas de armamento e apoderaram-se das ruas abandonadas. Três polícias que estavam num terraço à procura de sobreviventes foram atacados a tiro.
Dentro do Superdome, onde ainda estão milhares de refugiados em condições sub-humanas, foi ferido a tiro um elemento da Guarda.
O incidente mais bizarro ocorreu quando um helicóptero Chinook da Marinha foi recebido a tiro ao aproximar-se para aterrar e recolher refugiados junto do Superdome. O helicóptero não foi atingido, mas a retirada dos refugiados para a coluna de autocarros que os levará para o Astrodome de Houston, a 500 quilómetros, foi suspensa durante algum tempo.
Na zona mais antiga e mais alta da cidade, o Bairro Francês, não há aparentemente loja que não tenha sido saqueada. Nos estabelecimentos que tinham tapumes a proteger portas e montras, os assaltantes utilizaram empilhadoras para destruir as protecções. Numa cidade sem comida, água nem electricidade os sobreviventes da catástrofe entram nos supermercados arrombados e "servem-se" do que querem. Mas a necessidade imediata não é explicação para a razia feita em joalharias, lojas de electrodomésticos e até caixas de esmolas das igrejas.(...)

Dn-Online

Tags:

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Shelter For Homeless Architects

Image hosted by Photobucket.com

Ando agastado com o relatório de estágio, tal como, com as ações de formação na Ordem, temerariamente, num futuro próximo, poderei figurar numa situação afim do cartoon em cima descrito e olhar para o passado, com desdém, por este labor inconsequente, que me vai consumir a primeira quinzena de Setembro, secundada da sua função de ócio pós-estival.
Contrariando um dos preceitos da Economia, das clássicas Sebentas do Adam Smith, o investimento no Presente, não é garante de ganhos no Futuro. Terra, muito Trabalho e pouco Capital.

"Nano-material is harder than diamonds"

"O Carbono é único na Química, porque forma um número de componentes maior, que a soma total de todos os outros elementos combinados."

"The new material, known as aggregated carbon nanorods (ACNR), was created by compressing and heating super-strong carbon molecules called buckyballs or carbon-60. These molecules consist of 60 atoms that interlock in hexagonal or pentagonal shapes and resemble tiny soccer balls.

The super-tough ACNR was created by compressing carbon-60 to 200 times normal atmospheric pressure, while simultaneously heating it to 2226°C.

The properties of the resulting material were then measured using a diamond anvil cell at the European Synchrotron Radiation Facility in France. This instrument squeezes a material between two normal diamonds, enabling researchers to study it at high pressure using synchrotron radiation – extremely intense X-rays which reveal the material’s structure.

The researchers found their ACNR to be 0.3% denser than ordinary diamond and more resistant to pressure than any other known material."

Newscientist

Tags: | |