um-ponto-de-fuga-banner

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Efectivamente, terra da liberdade...

Retirem-lhe as certezas e compartam-se como animais, com neutralidade geográfica, não creio, que o velho continente em situação semelhante, tivesse estas crises de moralidade.
(...)Os gangs saquearam as lojas de armamento e apoderaram-se das ruas abandonadas. Três polícias que estavam num terraço à procura de sobreviventes foram atacados a tiro.
Dentro do Superdome, onde ainda estão milhares de refugiados em condições sub-humanas, foi ferido a tiro um elemento da Guarda.
O incidente mais bizarro ocorreu quando um helicóptero Chinook da Marinha foi recebido a tiro ao aproximar-se para aterrar e recolher refugiados junto do Superdome. O helicóptero não foi atingido, mas a retirada dos refugiados para a coluna de autocarros que os levará para o Astrodome de Houston, a 500 quilómetros, foi suspensa durante algum tempo.
Na zona mais antiga e mais alta da cidade, o Bairro Francês, não há aparentemente loja que não tenha sido saqueada. Nos estabelecimentos que tinham tapumes a proteger portas e montras, os assaltantes utilizaram empilhadoras para destruir as protecções. Numa cidade sem comida, água nem electricidade os sobreviventes da catástrofe entram nos supermercados arrombados e "servem-se" do que querem. Mas a necessidade imediata não é explicação para a razia feita em joalharias, lojas de electrodomésticos e até caixas de esmolas das igrejas.(...)

Dn-Online

Tags: