um-ponto-de-fuga-banner

sexta-feira, 22 de abril de 2005

Mimetismo/Animismo

Image hosted by Photobucket.com

Mimetismo em Arquitetura (Animismo), na aceção mais comum, realiza-se quando tenta-se assemelhar determinado Objeto Arquitetónico a um ícone espacial que seja parte indelével da memória coletiva (o rectângulo de ouro não é um exemplo), extraindo o objeto "plagiado" do seu contexto original e adensando-lhe a significação em Arquitectura.

From Archined: "The concept of CdM was developed for a single family house whose dwellers-to-be were very peculiar in their demands. OMA suggested a villa which main principles were the co-existence under one roof of a series of open yet isolated spaces for each member of the family. The villa was scaled up 5 times and inserted in a wide-open travertine plateau."

From Starwars.com: "Sandcrawlers are huge treaded fortresses used by Jawas as transportation and shelter. The sand-pitted vehicles, many meters in height, are equipped with a magnetic suction tubes for sucking droids and scrap into their cargo chambers."
Artigo de Fundo na Archinect

Este exemplo que pula em muitos fóruns de Arquitetura, talvez seja descabido, mas evocar o Pavilhão Carlos Ramos (FAUP) do Siza, como um exemplo idóneo é curial.

Image hosted by Photobucket.com
Animismo-A asserção de que Isto é Aquilo, aparece pela primeira vez no animismo. O esbatimento da identificação, de determinado objeto, assemelhando-o a algo vivo é um processo de Animismo. A sugestão de que uma porta é um rosto, de que uma janela é uma boca e de que um alçado é uma cara são exemplos de Animismo