um-ponto-de-fuga-banner

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Medical Research Laboratories - Louis Kahn





























Monumentalidade, rigor monolítico e atenção ao detalhe, assim são os edifícios de Kahn, o seu estilo era provocativo, por vezes inconcebível, nunca escondendo o peso dos edifícios, dos seus materiais e da construção dos detalhes.
O edifício é composto por um conjunto de laboratórios em torno de uma torre central, tendo reminiscências das torres italianas por ele pintadas. A estrutura era de betão armado patente, pontualmente pré-esforçado, fabricado com um enorme rigor, as técnicas utilizadas, foram um enorme passo na arte de fazer betão armado/pré-esforçado.
Hoje em dia, o edifício tem o estatuto de património histórico nacional.

 Louis Kahn - Richards Medical Research Laboratories, Philadelphia

Etiquetas: ,

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os gestos repetem-se!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Rousseau - "Era um louco interessante"



(...) Tudo isto é bastante espantoso e sugere que os intelectuais são tão pouco razoáveis, tão ilógicos e supersticiosos como qualquer outra pessoa. A verdade, aparentemente, é que Rousseau foi um escritor genial mas fatalmente desequilibrado tanto na vida pessoal como nos pontos de vista que defendia. A pessoa que melhor soube resumir a sua personalidade foi Sophie d´Houdetot, a mulher que afirmou ser o seu único amor. Sophie viveu até 1813 e, já extremamente velha, fez o seguinte veredicto:
"Era suficientemente feio para me assustar e o amor não fazia dele uma pessoa mais atraente. Mas era uma figura patética e tratei-o com gentileza e bondade. Era um louco interessante."

JOHNSON; Paul; Intelectuais

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Moradia em Peniche



Lanço o repto, a este gentinha dos subúrbios, habituada ao smog matinal de Lisboa, a trocar a sua vida no seu atarracado apartamento, repleto da um mau estar difuso e invasor, pela simplicidade pastoril de uma Moradia... onde o seu cão passeia sozinho e estacionar o carro não é um desafio à própria paciência.

Etiquetas: , ,

domingo, 26 de janeiro de 2014

Pyromaniac 2

No dealbar dos anos 90, a Artista Josephine Meckseper, teve um olhar atento à transgressão, seja motivada politicamente ou meramente seguindo as leis não escritas pela indústria. O seu trabalho, coloca em oposição as imagens do capitalismo, quer sejam a favor ou a contra, imagens que mutuamente se sustentam; puritanos contra vendidos pelo sexo; gurus do progresso contra conservadores; fiéis contra não crentes!

© Josephine Meckseper, Pyromaniac 2, 2003

Etiquetas: ,