um-ponto-de-fuga-banner

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Bom Escuteiro da Semana!

"Para o ano haverá Dia Europeu sem carros e eu próprio darei o exemplo andando
de transportes públicos. Um Político deve dar um exemplo."
Manuel Maria Carrilho, Metro

(roll eyes?)...

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Reconsidering Eero Saarinen!

Image hosted by Photobucket.com

Lobby of the General Motors Technical Center, USA, MichiganTWA terminal, USA, New York

Um Arquiteto, tão injustamente esquecido, quanto por exemplo o Louis Kahn, um palmarés invejável na introdução de novos materiais, uma praxis de trabalho comprometida com o estudo de soluções diversas, preterindo prazos de entrega a favor da causa Arquitetura.
Dois edifícios/perfil da sua Arquitetura são, a General Motors Technical Center, com as famosas escadas helicoidais, acopladas verticalmente por cabos, e o Aeroporto da TWA em NY, onde o Betão Armado, enquanto material esculpível, ganha um novo avatar. Como Arquiteto reconhecido, faz parte dos citados nas sebentas escolares, algo que espartilha o real valor da sua obra, aproveitando o lançamento da sua biografia, vale a pena ler a entrevista completa aqui.
Modernism was a cause. It wasn't just about how it worked or how it functioned. All these corporations really went out of their way to get Saarinen, and they did what he asked them--and every single one of their buildings has been kept up exquisitely. His hockey rink is still in very good shape, and it has needed very little maintenance, unlike the buildings of Kahn and Rudolph. Saarinen's buildings held up because of the way they were built, the level of technological finishing. He invented a new material or technology for almost every building he designed.

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Paolo Maldini

Há um lugar, consagrado na História do homem recente, onde o elogio Físico/Atlético em relação ao seu semelhante, não é visto, aos olhos de outro, como um sintoma de apanascamento, este lugar é o Futebol.
Só quem nunca jogou futebol, é que nunca foi apalpado durante uma marcação, ter ficado sem calções durante um canto ou vaiado nos balneários, devido ao viril membro dependurado e coisas mais, que aos olhos de outro contexto, seriam um latente apanascamento.
Quem no seu perfeito juízo, teria a coragem de polir com os lábios, a testa asséptica, de um George Weah, que já deixou o Jorge Costa esvaído em sangue, apesar do prémio fair-play, dado antes do acontecimento.
Como estou, numa espécie de redoma intocável, dado o anonimato relativo da blogosfera, afirmo, se a meta é classe, este é o homem mais belo a jogar futebol. A polivalência de um central, que afinal é extremo, o facto de jogar à vinte anos com a mesma qualidade, faz parte do Milan, equipa que mais jogadores oferece ao Onze Ideal, com a avançada idade de 37 anos só se fosse Guarda Redes diria-se normal.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Convite ao Tradicionalismo Esquerda/Direita

Ao sabor dos media, hoje em dia enfatiza-se a irrelavância da designação Esquerda/Direita Ideológica, por insuspeitas diferenças, que a base de ação ideológica, tem relevado nos últimos anos.
Perfeito exemplo, da anormalidade de uma esquerda, historicamente condenada a uma justiça social, é o caso do "mensalão" do Partido de Lula da Silva ou os gastos avultados da sua dinastia, ou as recentes indigitações do partido do Eng. Sócrates, a partir de um rol de figuras das fileiras do PS.
Por Política, devemos ter um mínimo interesse comum, o suficiente, que se poderá designar por "um gajo informado", que até aprendeu que à esquerda do Rei, (terceiro estado) designam-se os partidos da esquerda;
"que acreditam no progresso, na possibilidade de uma transformação voluntária da sociedade e do sistema político, em particular a favor dos mais necessitados, privilegiar a justiça em relação à ordem, desconfiar das hierarquias e defender a liberdade dos indivíduos"
E à direita do Rei, (classes privilegiadas) designam-se os partidos de direita;
"que implicam o respeito pelos valores reconhecidos e pelas instituições estabelecidas, família, igreja, estado, exército, o gosto pela ordem, a proeminência da sociedade sobre o individuo, um certo ceticismo quanto a natureza humana que leva a pensar que, sem o exercício de uma autoridade, a desordem instala-se"
Se considerarmos que estas definições remontam a monarquia, devemos perguntar, porque é que ainda acreditamos nelas, se entre renovadores e conservadores, que preenchem colunas de jornais, todos nos provam, que tudo pode ser resumido, no mesmo saco, das chamadas "tretas".

V.A, A Cultura Geral de A a Z

The Architects Wife

domingo, 18 de setembro de 2005

O legado de Wright e a confusão anexa

Corre por ai uma história deliciosa na Net, que versa a odisseia de um aluno, que por sua interpretação, estuda e constrói uma habitação na Fundação Taliesin, (fundação que pretende preservar o legado de Wright, fundada pelo próprio), a construção obedece aos predicados de Wright sobre a Arquitetura orgânica, com algumas técnicas e manterias mais recentes, tendo como objetivo de fundo, estudar a inércia térmica da habitação, tal como a sua capacidade de dissipar calor. Nas imagens, é óbvia as razões de semelhança, que vão além da identidade formal. É curial dizer, não vale a pena ser mais papista que o papa.
O aluno, da "University of Toronto", de forma incauta, pensou na sua obra como ato perene, de forma a oferecer, um estudo fidedigno da habitação no decorrer do tempo. Para espanto generalizado, a "Frank Lloyd Wright School of Architecture", que detém a Fundação Taliesin, ordenou a demolição da referida habitação, por atentar contra a obra do mestre, tanto a nível local, como a nível da conceção.
Officials at the Frank Lloyd Wright Foundation say the teardown has less to do with design principles than with the master architect's plans for land use. The plans don't exist on paper but are part of Taliesin tradition upheld by members of the Taliesin Fellowship, a group of longtime residents, some of whom worked with Wright.
Beverly Hart, the foundation's head of operations, said Charbonneau's shelter was built on the wrong side of a wash that Wright, who died in 1959, saw as the line of demarcation for confining shelter projects.
The apprentice shelters at Taliesin are a trademark of Wright's "learning by doing" philosophy and have long dotted the grounds around the campus, started in the 1930s. Typically undergraduate students, called apprentices, build the projects on a budget of $1,000. The weather and changes by subsequent apprentices tend to make them impermanent.