um-ponto-de-fuga-banner

sábado, 10 de setembro de 2005

The Homeless Architect

Justaposição

Esta imagem, ilustra na perfeição, aquilo a que se designa, por uma relação direta, entre duas características distintas da paisagem, a vila e o campo. O carácter unívoco da oposição dos dois espaços, sai reforçado num jogo de contrários expressivo.
A vila, fecha-se sobre si própria, formando um recinto que contrapõe a natureza desabrigada que a rodeia. É este contacto/contraste entre duas paisagens distintas, sem descaracterizar ambas, que tornam a oposição expressiva, nomeadamente, o carácter acolhedor da pequena Povoação e o desabrigo da natureza.

Gordon Cullem, Paisagem Urbana

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Ironia do Dia

Enquanto o Formador/Advogado discorria sobre o Direito da Arquitetura, no brilhante auditório da Ordem dos Arquitectos, uns pingos de origem insondável, banhavam os mais incautos, pensamos "AR-CONDICIONADO", mas não, era apenas a claraboia do átrio que vertia água da intempérie. O que diria a dupla idónea, Egas José Vieira e Manuel Graça Dias, que deixaram a autoria pomposa na fachada deste edifício, pouco ou nada estanque?
Nesta dada altura da formação na Ordem dos Arquitectos, conjeturei logo o seguinte requiem à Ordem Profissional, de inspiração num dado escritor niilista:
"Que é agora ainda, esta Instituição, senão o túmulo e o monumento funerário, de uma classe sem classe?"

terça-feira, 6 de setembro de 2005

Grand Danois

Image hosted by Photobucket.com

Alano Preto/Dogue Alemão

Historicamente, tem a sua primeira aparição numa moeda grega no ano de 36 a.C. As suas origens parecem ser Helénicas. Temos notícias do Mastim, séculos mais tarde, em 407 na Alemanha, a Gália, parte da Itália e de Espanha, aquando da Invasão pelo antigo Povo Asiático, os Alanos, que traziam consigo estes poderosos e inigualáveis Mastins. Eram animas capazes de lutar vitoriosamente com Ursos e Javalis, o que causava uma imensa admiração na Alemanha de então.
Após a saída dos Povos Bárbaros Invasores, encetou-se uma seleção/cruzamento destes Mastins com os Galgos Irlandeses. Resultaram estes cães soberbos, que combinam agilidade e uma enorme força.
A altura mínima do macho ronda os 80cm, com um peso aproximado dos 60Kg, alguns exemplares sofrem do complexo de estupidez do dono, pela incúria no tratamento das orelhas do animal, ficando o mesmo com as orelhas descaídas, desvirtuando o exemplar. Aparência calma e um olhar vivo, com um aspeto que per si convoca respeito, o seu aspeto delgado só é interpretável dada a altura enorme do cão (0.8m - 1m ou mais).
Na sua efeméride pela história da Humanidade foi utilizado como cão de caça, combate, de passeio, de guarda e de defesa pessoal, hoje em dia é principalmente apreciado pela sua função de decorador de jardins. Não sem razão, foi intitulado "O Apolo dos Cães."

domingo, 4 de setembro de 2005

Kyle Strait Winning Air