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sábado, 23 de abril de 2005

Todos os Dias

4.
Estou farto disto
Não posso mais
Todos os dias
Passam iguais
Como um fantasma
Com escorbuto
Corro a cidade na busca de um xuto
Speed ou heroa
Coca ou morfina
Tudo me serve
Como vacina
Desde que traga a santa narcotina
Furam-me os ossos
Caem-me os dentes
Reflicto ao espelho sinais indigentes
Mas o pavor
É da ressaca e da dor

Já desvairado
Com tanta volta
Sempre sem ver
Poda ou recolta
Fico em suores
Vem-me a carência
Sinto-lhe a mão sem qualquer clemência
Pica-me as pernas
Prende-me as costas
Fere-me os tímpanos
Em dores expostas
No rito ansioso do coçar das crostas
Não posso mais
Tudo o que eu quero
É ver-me livre deste ruim desespero
Um caldo tal
Que seja um ponto final

Mão Morta, Gumes, 4-Estilo

K700i

Mobile Phone is the actual extension of the self... so personal that panic arises when if it is lost!
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sexta-feira, 22 de abril de 2005

Branco é pureza... ou... Que se foda a Arquitectura

Nos FAUPESCOS

Onde estavam eles ?

"desfenestrar-se"

É indispensável saber a fundo a lei das cores, compreender porque as maçãs de Van Gogh, de cores tão terríveis, parecem esplêndidas; porque Delacroix salpicava de verde os seus nus no tecto e eles adquiriam a cor da pele brilhante. Porquê Veronese, Velasquez, Franz Hals, possuíam tantas tonalidades de preto e tantos diferentes tipos de branco. E Van Gogh suicidou-se, Delacroix morreu furioso contra si mesmo e Hals entravou-se no desespero. Onde estavam eles ?

Nicolas de Staël


no Feu La Culture

Escritor Comunista

O Escritor Comunista gosta dos Homens desde o segundo Plano Quinquenal: castiga porque ama. Pudico, como todos os fortes, sabe esconder os seus sentimentos, mas sabe também, com um olhar, com uma inflexão de voz, fazer pressentir por trás das suas rudes palavras de justiceiro uma paixão ríspida e doce pelos seus irmãos.

J.P. Sartre, A Náusea

Mimetismo/Animismo

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Mimetismo em Arquitetura (Animismo), na aceção mais comum, realiza-se quando tenta-se assemelhar determinado Objeto Arquitetónico a um ícone espacial que seja parte indelével da memória coletiva (o rectângulo de ouro não é um exemplo), extraindo o objeto "plagiado" do seu contexto original e adensando-lhe a significação em Arquitectura.

From Archined: "The concept of CdM was developed for a single family house whose dwellers-to-be were very peculiar in their demands. OMA suggested a villa which main principles were the co-existence under one roof of a series of open yet isolated spaces for each member of the family. The villa was scaled up 5 times and inserted in a wide-open travertine plateau."

From Starwars.com: "Sandcrawlers are huge treaded fortresses used by Jawas as transportation and shelter. The sand-pitted vehicles, many meters in height, are equipped with a magnetic suction tubes for sucking droids and scrap into their cargo chambers."
Artigo de Fundo na Archinect

Este exemplo que pula em muitos fóruns de Arquitetura, talvez seja descabido, mas evocar o Pavilhão Carlos Ramos (FAUP) do Siza, como um exemplo idóneo é curial.

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Animismo-A asserção de que Isto é Aquilo, aparece pela primeira vez no animismo. O esbatimento da identificação, de determinado objeto, assemelhando-o a algo vivo é um processo de Animismo. A sugestão de que uma porta é um rosto, de que uma janela é uma boca e de que um alçado é uma cara são exemplos de Animismo

quinta-feira, 21 de abril de 2005

Meeting With The Mayor

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quarta-feira, 20 de abril de 2005

FreeRide, Whistler, Canada

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The Multifaceted Ron Arad

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The difference between industrial design and architecture is that for architecture, someone has to be brave enough to commission you to do something. With pieces of furniture or design, you just make them, especially the studio pieces. This is how I started my career. How a project is initiated is also different. Architecture involves more people: clients, town planners, the firemen--it's a more complex process. The time scale is different, and the scale is different--full stop.
I don't prefer one field more than the other. My preference is for what's lasting and for what the new excitement is. It could be in architecture, it could be in industrial design. Or it could be in doing useless things.
Artigo de Fundo na Metropolis Mag

A Náusea

...Era Teso como um pau e irrompia da tela como um Diabo de mola duma Caixa Carnavalesca. Os Olhos dele cintilavam: a pupila era negra, a córnea avermelhada. Mordia os pequenos lábios carnudos e apertava a mão direita contra o peito.
Que Zanga que me fizera este retrato!

Sartre, A Náusea

OK Computer Eleito O melhor Álbum de Sempre Pelos Espectadores do Channel 4

Este um post dedicado aqueles cinzentões com mais de 30 anos, cuja sensibilidade para a música começou as 10 anos e degenerativamente acabou aos 20.

Ver Aqui

terça-feira, 19 de abril de 2005

HEAT Cidade Sob Pressão

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A existência, per si de De Niro e Al Pacino num mesmo Filme é garante de qualidade, mas quando o Filme em si, supera o elenco, (à revelia de uma grande raridade) entra nas categorias das Obras Primas.
Um Polícia e um Criminoso que persegue obsessivamente, se deparam um com outro. Há uma pausa tensa, e então o criminoso quebra o gelo com o convite clássico: "Café?"
L.A. Takedown (1987), Telefilme de Michael Mann

A quase cópia desta cena, aparece novamente em Heat, realizado por Michael Mann, em 1995, o filme que cultiva um merecidíssimo exército de fãs, conta-nos a História de Vincent Hanna (Pacino), um polícia de Los Angeles, que após um sangrento assalto a um banco, dá início a uma perseguição sem tréguas ao bando liderado pelo mestre do crime Neil McCauley (De Niro), um homem tão astuto quanto ele e com o qual cria uma relação de admiração e quase respeito, pelo seu labor de off law.
A busca de inspiração para a realização da película, foi colhida em factos reais de um Detetive de Chicago, estando uma das melhores cenas do filme com origem patente num facto ocorrido na vida real.
Michael Mann made the movie as tribute to a detective friend of his in Chicago who obsessively tracked and killed a thief (named Neil McCauley) he had once met under non-violent circumstances.
A Pretensão conseguida, por parte do realizador, de explorar a relatividade do Bem e do Mal, separa este filme dos congéneres, retratando a vida moderna de forma magistral, pela rica caracterização das personagens e das suas dependentes famílias, o que leva a uma afinidade, inaudita na maioria dos filmes, a simples simpatia pelo lado do mal, aqui tão magistralmente representado. Na sua exploração da família e a anexa intimidade, abordando um tema fundamental na ficção noir:
O perigo de criar laços com outra pessoa, e de a ter de largar por eventuais situações de "profissionalismo".
Estes ditos Profissionais, são casados com o seu trabalho desagradável (e não com as suas companheiras sofridas), estoicos, individualistas, orgulhosos e na sua determinação reside um esplendor sublime, ao qual Michael Mann presta vassalagem.
Mann, combina um estilo pomposo e épico, com uma atenção maníaca ao detalhe realista, que dá origem a cenas inesquecíveis, como um assalto ao banco/tiroteio na rua, que dá origem a uma batalha campal, num centro de uma cidade.
A totalidade dos diálogos não deixa respirar banalidades, as personagens são Poéticas, Eloquentes, Sagazes quando necessário, não se deixando prender em Cliches, tudo isto fundido com um fundo/cidade, num poema de amor ódio a L.A., onde reinam Higways, Smog, Street Smarts e imanente amor pela adrenalina.
As with his other works, [Mann] binds sound, music and pictures into one
hypnotic triaxial cable and plugs it right into your brain. He makes this
almost-three-hour experience practically glide by.
in, Washington Post Desson Thomson

Arte

A arte é um antidestino.

André Malraux

domingo, 17 de abril de 2005

Luigi Moretti

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Existe uma razão para não considerar Terragni o expoente máximo da Arquitetura Fascista, tanto pela qualidade dos trabalhos de Moretti, como pela personagem de primeira linha que Moretti possuía e do qual os seus edifícios são o espelho em Arquitetura.
Em 1945 e encarcerado na prisão de San Vittore em Milão, paradoxalmente, tal infame ato joga como um ponto de sorte na sua Vida, que lhe permite conhecer o fundador da Societá Cofimprense, que desempenhou um papel nada marginal na reconstrução da Milão do Pós-Guerra. Moretti, como fascista convicto, não se esforçou por tornar patente as águas do seu passado, continuou a carreira de Arquiteto com sucessos, reconhecimentos oficiais e merecidos.
Moretti, era uma personagem fora do comum, com uma personalidade complexa, de ampla e curiosa cultura, o seu purismo lírico e rigor compositivo são os traços das suas obras que a par de Terragni, laivam o paroxismo do fascismo Italiano.

...no coração de uma fachada o desmoronamento, o desaparecimento quase como por magia da limitação das forças e das formas determinadas por esta força...(sic)


in, Arquitectura e Vida

Laugh at a Building

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