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sábado, 7 de maio de 2005

Conjecturas Académicas

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Estudos para uma impossível Ópera para a zona do Martin Moniz, elaborado durante as aulas de Sociologia Urbana, enquanto reparávamos nos estudos do Suicídio protagonizados por Émile Durkheim.
A ideia central de Durkheim é que as taxas de suicídio exprimem numericamente, de maneira extremamente sensível, as formas de coesão social e a intensidade da integração social... o suicídio anímico provém de um desregramento da vida social, e da desorientação e sofrimento que isso provoca nas pessoas.
Émile Durkheim, O Suicídio. Estudo Sociológico

O Suicídio, como aferência da coesão da sociedade, felizmente, vou ser Arquitecto (?).

quinta-feira, 5 de maio de 2005

Frank Lloyd Wright Trivia

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Agorofobia

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quarta-feira, 4 de maio de 2005

Mezzanine

Os anos 90, foram por excelência o paraíso da música Urbano/Depressiva, não por que tal categoria seja inexistente nos anos precedentes, mas antes porque nunca na história da Música, de forma tão clara, alternativa e patente, um dado estilo musical fora a imagem de uma década, numa corrente Musical; o Trip-Hop.

Massive Attack, Portishead e Tricky... imiscuíram as influências do Hip Hop puro, em ritmos destituídos de gravidade, com os baixos patentes e por fim, adicionaram as dimensões das vozes femininas, sem a métrica da rima Hip Hop, que tornou o Trip Hop não só acessível, mas consumido em massa.
Mezzanine, dos Massive Attack, é um álbum pós-efervescência Trip-Hop, editado em 1998, que colocou novas balizas, ligando de forma alternativa o grupo à electrónica dançante e à perfeição técnica sobre a forma de música.
It all begins with a stunning one-two-three-four punch: "Angel," "Risingson," "Teardrop," and "Inertia Creeps." Augmenting their samples and keyboards with a studio band, Massive Attack open with "Angel," a stark production featuring pointed beats and a distorted bass line that frames the vocal (by group regular Horace Andy) and a two-minute flame-out with raging guitars. "Risingson" is a dense, dark feature for Massive Attack themselves (on production as well as vocals), with a kitchen sink's worth of dubby effects and reverb. "Teardrop" introduces another genius collaboration -- with Elizabeth Fraser from Cocteau Twins -- from a production unit with a knack for recruiting gifted performers.
..."Inertia Creeps" could well be the highlight, another feature for just the core threesome. With eerie atmospherics, fuzz-tone guitars, and a wealth of effects, the song could well be the best production from the best team of producers the electronic world had ever seen.

As músicas, de tão únicas, escamoteavam de forma invulgar as suas influências; samples, linhas de baixo distorcidas, eletrónica minimal de inexorável perfeição e uma panóplia de vozes, orquestravam em simultâneo com um ambiente negativista, subtraído de luz e beats tensos.
Mezzanine é tão somente a único álbum, que define o melhor do Trip-Hop, essencial em qualquer lista dos 90´s... e vindo esta opinião de um rocker de eleição, a mesma não pode oferecer mais sintomas de isenção.

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A Vontade de Poder

Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores

Nietzsche, in A Vontade de Poder

terça-feira, 3 de maio de 2005

Mourinho Perdeu!

Image hosted by Photobucket.com Sim, ele hoje, está mais pequeno!

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Belas Peças Que Eu Cobiço

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Na foto da esquerda, temos uma descendente da conhecida lefty, da cannondale, embora esta seja desenvolvida pela USE, marca Inglesa que já desenvolve esta magnífica suspensão à alguns anos. Nas ordinárias suspensões perde-se logo 20% do curso com o assentamento do ciclista na Bike, com esta suspensão o "sag" (designação dada ao afundamento da suspensão com o ciclista na bicicleta em repouso) é eliminado, assim como a compressão que resulta da travagem e de outras ações não dependentes do relevo onde a bicicleta trilha. Os Britânicos chamam a esta peça de Engenharia S.U.B.-Stability Under Breaking, já que todo o curso da suspensão se mantém disponível para lidar com obstáculos evitando os conhecidos OTB (Over The Bar) ou, em PT, capotanços por indisponibilidade de curso.
A direita, um passo em frente, para a Cannondale, a nova Bicicleta de DownHill do Cedric Gracia, advinha-se que o modelo irá receber o nome do conhecido ciclista, à semelhança do Aaron Chase.

domingo, 1 de maio de 2005

O Sábio de Platão

Quem faz depender de si mesmo, se não tudo, quase tudo o que contribui para a sua felicidade, e não se prende a outra pessoa, nem se modifica de acordo com o bom ou o mau êxito da sua conduta, está, de facto, preparado para a vida; é sábio, na verdadeira acepção do termo, corajoso e temperante.

Platão, in Menexeno

Siza + Souto Moura = Serpentine Gallery

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Mais uma colaboração, para celebrar a dual relação Mestre/Aprendiz, embora muitos irão asseverar, que o Siza já não seja o indigitado para a posição de Mestre? Não gosto do projecto, mas estou a reduzi-lo à questão estética, porque reconheço alguma afinidade ao lugar, tem qualquer coisa de Tenda Medieval e o uso de madeira na estrutura, dá sentido de pertença ao pequeno desafogo campestre onde está inserido, o aspecto Tenda é superficial, neste caso a construção é perene e bem ancorada ao lugar.

The Serpentine Gallery Pavilion 2005 will be designed by the celebrated Portuguese Pritzker Prize-winning architect Álvaro Siza and the distinguished architect Eduardo Souto
de Moura. As in past years Cecil Balmond, Deputy Chairman of Arup, will be closely involved with the design of the scheme together with his team. Opening this summer, it will replace the previously announced Pavilion designed by Dutch practice MVRDV with Arup, which requires further development.

The Pavilion has been described by Siza as resembling a restless creature like an animal whose legs are firmly attached to the ground, but whose body is tense from hunger with an arched back and taut skin. With its head lowered and limbs locked, it remains rooted to the spot, but poised for movement - almost as if the Serpentine itself might be consumed.

In a series of interlocking timber trusses, a curvaceous form undulates across the lawn. A semi-translucent material covers the primary wooden grid like an animal's hide, creating an impermeable shell that stops 1.3 metres from the ground, giving the impression that the structure is hovering above the lawn. A rectangular floor area, made of a carpet of grey brick, will serve as a linear counterpoint to the curvature of the main structure.

Each panel of translucent cladding has at its centre an electrical lamp that operates night and day creating small pinpricks of light that provide a circular contrast to the overall grid of the Pavilion.

Siza and Souto de Moura will also design furniture for the interior of the Pavilion that serves as a café by day and a forum for learning, debate and entertainment at night.

The Serpentine Gallery Pavilion is the only architectural programme of its kind in the world. Since the commission was launched in 2000, it has resulted in four landmark temporary structures. The architects - Oscar Niemeyer, 2003; Toyo Ito with Arup, 2002; Daniel Libeskind with Arup, 2001; and Zaha Hadid, 2000 - were chosen because of the way in which they consistently push the boundaries of architectural practice. At the time of their invitation, none had completed a structure in the UK.

For the second year running, the Serpentine Gallery Pavilion will be supported by Eurex, the world's largest futures and options exchange. Rudolf Ferscha, Chief Executive Officer of Eurex said: We are delighted to be associated with one of London's finest and most accessible modern and contemporary art galleries and the Serpentine Gallery Pavilion offers us a fantastic opportunity to interact with our London-based customers and the community at large. Eurex stands for open and equal access to financial markets. We connect people across borders and, in this spirit, we support this exciting project.

Finnforest Merk is Europe's leading supplier in engineered timber products and construction solutions. With a strong commitment to the environment and sustainability the engineered timber, Kerto (LVL), used in this year's Pavilion will have been sourced from their own fully certified sustainable managed forests. Warren Dudding, UK Marketing Manager, Finnforest Merk said: Finnforest Merk is proud to be able to contribute towards this year's project and play its part in delivering yet another landmark Pavilion for the Serpentine.
in serpentinegallery.org