um-ponto-de-fuga-banner

sábado, 25 de junho de 2005

A Pretensa amizade (2)

A verdade é que a minha legião de amigas (seleta e curta), após o post da "pretensa amizade", manifestou de forma quase simultânea o desejo de inquirir sobre a tal "excepção que para mim é tão custosa" de suportar, passo a explicar para mitigar a curiosidade das voláteis mentes femininas:

O Homem é por defeito (mas para nós por virtude) poligâmico, por outras palavras, no limite do brejeiro; há muita fruta no concelho! Não se suponham assim tão especiais.

Meta-Drawing

Image hosted by Photobucket.com
Far from being restricted to lines on a sheet of paper, a drawing can take the form of a mural, a sculpture, a book, an installation. It can be made by folding, bending, cutting, sewing, collaging or photographing materials. It can be abstract, figurative, narrative, realistic, fantastical, political or a mix. In the end, the subject at the Drawing Center is always drawing itself: what it has been, what it can be.
NY Tymes

sexta-feira, 24 de junho de 2005

Mais Um!

Souto de Moura vence prémio FAD com o Estádio de Braga

O arquitecto Eduardo Souto de Moura conquistou terça-feira, com o Estádio Municipal de Braga, o 47° Prémio FAD de Arquitectura 2005, distinção feita desde 1958 ao melhor projecto ibérico pela Associação Interdisciplinar de Desenho do Espaço, da Catalunha.

A esta edição concorreram 453 obras de Portugal e Espanha, em quatro categorias. A de Arquitectura teve 43 seleccionados e 20 finalistas, incluindo o Centro de Artes da Calheta (Madeira), de Paulo David - que, com o Estádio de Braga, foi finalista do último prémio europeu Mies van der Rohe. O galardão para Espaços Exteriores foi para a Esplanada e Placa Fotovoltaica do Fórum de Barcelona, de Martínez Lapefia e Elias Torres. A Sala de Actos do ITEC, em Barcelona, deu a Lluís Clotet e Ignacio Paricio o prémio de Interiores. E Javier Castellano e Rubens Cortes venceram em Espaços Efémeros, com um andaime em Granada.

Recorde-se que Souto de Moura foi já distinguido com o Prémio Secil 2004 por esta obra inovadora, edificada no local de uma antiga pedreira do Monte Crasto. "Não é frequente que um estádio tenha tanta qualidade arquitectónica", referiu ao La Vanguardia fonte do júri, classificando a obra de "espectacular". A arquitectura portuguesa "está em boas mãos e tem uma capacidade de internacionalização muito grande", afirmou à Lusa Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos
Net Press Ordem dos Arquitectos

quinta-feira, 23 de junho de 2005

He Rested On The Seventh Day

Image hosted by Photobucket.com

A Pretensa Amizade

É custoso e mesmo estoico manter amizades com mulheres belas, compreenda-se a palavra "manter", porque é nesta limitação que reside a infausta tarefa. Isto é um ponto de vista facilmente compreendido por qualquer homem, a amizade com mulheres belas, é a confirmação sine die, que há qualquer coisa subjacente a esta empatia, que vai além da casual conversa de café e dos normais e limitativos beijinhos e abraços.

beijinhos e abraços!
beijinhos e abraços!
beijinhos e abraços!
beijinhos e abraços!

e

+ beijinhos e abraços!
Fiquem lá com isso! Não me pendurem na cruz e muito menos me afoguem a libido!

As minhas melhores amigas (e não tenho muitas, dada a minha coerência com a causa em cima descrita) não são belas, salvo uma exceção, e esta pontual situação já acarreta muita mitigação e sofrimento. O cerne da conclusão é a seguinte; os Homens sabem perfeitamente, as Mulheres fingem não saber.

segunda-feira, 20 de junho de 2005

Frank Lloyd´s Budget Houses

Image hosted by Photobucket.com

Em 1936, enquanto a América se encontrava na depressão económica, Frank Lloyd Wright, desenvolveu uma versão simplificada das suas casas da Pradaria. Desenhadas para controlo de custos, estas casas não possuíam sótão, não tinham embasamento e pouca ou nenhuma ornamentação. O Arquiteto apelidava estas suas criações de Usonian, dizendo que elas expressavam os ideais democráticos dos Estados Unidos da América. Acometer-se a construir estas casas com um orçamento baixo, provou ser de extrema dificuldade para um Arquiteto de gabarito World-Class.

domingo, 19 de junho de 2005

Ser Pessimista

Hoje ser pessimista é ser português, é ter os pés bem assentes na terra de um país infértil e impróspero, onde os mais espertos se safam, de onde os mais inteligentes fogem e onde os mais importantes se calam.
Carlos Coelho; Diário Económico